Receita: Chawanmushi | Mikami Orientais

Receita: Chawanmushi

Receita: Chawanmushi O chawanmushi é um pudim salgado cozido no vapor. É um prato leve e versátil que pode ser feito sem muitas complicações. Geralmente ele é servido quente, mas nada impede que seja consumido frio. Como é um prato cremoso, acaba sendo um dos poucos pratos japoneses que se come com colher. Segundo o…

Saiba mais
Chankonabe, o prato dos lutadores de sumô | Mikami Orientais

Chankonabe, o prato dos lutadores de sumô

Chankonabe, o prato dos lutadores de sumô Um punhado de sal dá inicio ao ritual de abertura de uma luta de sumô. O sal é considerado, neste momento, o elemento purificante da arena, ou dohyo, que é considerado um lugar sagrado. Sagrado porque o sumô é um esporte tradicional japonês que tem suas origens ligadas…

Saiba mais
Guia do chá verde japonês | Mikami Orientais

Guia do chá verde japonês

Guia do chá verde japonês Chá verde é tudo igual? Sim e não. Sim, porque todos vêm da mesma planta: Camellia Sinensis. E não, porque o processo de produção, a região de plantio e o preparo proporcionam inúmeras variações de aroma, cor e sabor. A planta é originária da China e foi levada ao Japão…

Saiba mais
Diferença entre o arroz brasileiro e o arroz japonês | Mikami Orientais

Diferença entre o arroz brasileiro e o arroz japonês

Diferença entre o arroz brasileiro e o arroz japonês Gohan é o que há de mais essencial na culinária japonesa. Base da alimentação diária do país, os japoneses costumam dizer que “sem arroz não dá para viver”. Para se ter uma idéia da importância do arroz para culinária nipônica, ele é consumido em todas as refeições,…

Saiba mais
Receita de grão de bico crocante | Mikami Orientais

Receita de grão de bico crocante

Receita de grão de bico crocante Ingredientes 2 xícaras de chá de grão de bico 1 colher de chá de cominho 1 colher de chá de pimenta moída na hora 1 colher de chá de páprica picante 1 colher de chá de sal 4 colheres de sopa de azeite de oliva Preparo Deixe o grão…

Saiba mais
Como escapar dos alimentos industriais se não tenho tempo para preparar as refeições? | Mikami Orientais

Como escapar dos alimentos industriais se não tenho tempo para preparar as refeições?

Como escapar dos alimentos industriais se não tenho tempo para preparar as refeições? Imediatismo e sabor parecem ser os atuais preceitos da alimentação humana. Nessa “Era Fast”, não é raro observar argumentos como “comer fruta é muito demorado”, ou “vegetais são sem graça”, “não é prático”, “estraga rápido na geladeira” Parece que as escolhas alimentares “normais”…

Saiba mais
Conheça umami, o quinto gosto básico do paladar humano | Mikami Orientais

Conheça umami, o quinto gosto básico do paladar humano

Conheça umami, o quinto gosto básico do paladar humano Ele apura os sabores e tem sido usado até no tratamento de câncer Quais os gostos perceptíveis ao paladar humano? A resposta  costuma ser doce, salgado, amargo e ácido. Ledo engano. Existe um quinto gosto, batizado de umami (“saboroso”, em japonês), que, geralmente, passa despercebido. Ao…

Saiba mais
Receita brigadeiro de matchá | Mikami Orientais

Receita brigadeiro de matchá

Receita brigadeiro de matchá Você é fã de matchá e chá verde? Então você precisa experimentar essa receita de brigadeiro! Ingredientes 1 lata de leite condensado 2 col. de sopa de manteiga 2 col. de chá de matchá Modo de preparo Em um potinho, separe um pouco do leite condensado e dissolva o matchá em…

Saiba mais
Receita hiyashi somen (somen gelado) | Mikami Orientais

Receita hiyashi somen (somen gelado)

Receita hiyashi somen Prepare a lista de compras, passe na Mikami e experimente esta receita de somen gelado! Ingredientes: 1 pacote de macarrão somen (500g) Kamaboko (massa de peixe) cortada em tiras Gengibre ralado Cebolinhas fatiadas Alga nori cortada em tiras Caldo: 200ml de shoyu 2 colheres de sobremesa de tempero hondashi 100ml de saquê para culinária 600ml de…

Saiba mais
O cogumelo certo para cada receita | Mikami

O cogumelo certo para cada receita

O cogumelo certo para cada receita Paris, shiitake, shimeji, portobello, porcini, pleutorus salmão e a trufa negra são apenas algumas das opções deste ingrediente símbolo da culinária mundial. Aprenda como utilizar. Shiitake De origem japonesa, este cogumelo de cor amarronzada é um dos mais conhecidos no Brasil. Por ter o talo bem fibroso, apenas seu…

Saiba mais