Como preparar arroz para sushi – O Guia Definitivo | Mikami Orientais

Como preparar arroz para sushi – O Guia Definitivo

Olá caro leitor tudo bem? Meu nome é Hiro Ozono e sou responsável pelo blog Sushibilidade. Há duas coisas que gostaria de explicar para ti, as dicas deste blog são destinadas às pessoas que estão começando a fazer sushis em casa, este blog não é focado em conteúdo para profissionais. Outro ponto importante, as receitas mencionadas nesta publicação, utilizamos para próprio consumo, ou seja, fica a critério de cada pessoa acrescentar ou retirar os ingredientes sugeridos. Acredito que a gastronomia pode unir e transformar pessoas e por este motivo estou aqui hoje e quero compartilhar contigo o máximo de informações possíveis com você. Resolvi atualizar esta página seguindo alguns comentários de nossos leitores, espero que te ajude quando for fazer arroz para sushis em casa : )

Breve introdução sobre a história do Arroz

O arroz é um alimento nutricionalmente riquíssimo: possui fósforo, ferro, antioxidantes, vitamina E e vitaminas do complexo B. A China foi o primeiro país do mundo a praticar a rizicultura, devido à concentração de fatores favoráveis, como o clima. No Japão, a fase de implementação de métodos de cultivo de arroz, começou durante o período Yayoi mas foi no período Edo que o arroz passou ser utilizado junto com o Vinagre. Já no Brasil a rizicultura teve início em meados do século 18 e a primeira exportação de arroz ocorreu em 1773, com arroz produzido no Pará. Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil é o nono maior produtor mundial sendo sua produção distribuída nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso.

Como preparar arroz para sushi

Preparar o arroz para sushi parece ser uma coisa complicada, percebo que muitos alunos têm dificuldade na preparação. No entanto, para a preparação ideal basta um pouco de atenção durante o preparo e muita prática. 60% da qualidade dos sushis está na boa preparação do Shari. 40% se dá pela qualidade dos insumos e sua elaboração. Vou explicar detalhadamente como preparar o Arroz para Sushi de forma clara e objetiva.

1) A escolha certa do Arroz

Primeiramente você deve escolher um arroz Tipo Japonês. Aqui no Brasil encontramos várias marcas, entre eles o Momiji, Guin, Mirokumai, Yanagi, Hirabi entre outros. Você pode fazer com arroz japonês grão curto, mais apreciado pelos japoneses no Japão ou arroz japonês grão longo, mais comum aqui no Brasil.

2) A medida do Arroz

Para preparar o arroz para sushi você vai precisar de uma medida. Sempre utilize algum objeto como medida. Vamos utilizar como objeto de medida o copo americano.

3) Retire as impurezas do Arroz

Depois que você escolheu o arroz certo, colocou a medida é hora de “limpar o arroz”. O Arroz tipo japonês é rico em amido e por esse motivo precisamos retirar o excesso. Coloque o arroz numa panela grande e encha de água. Dê uma boa mexida com as pontas dos dedos (para que não danifique os grãos). Repita esse procedimento até que a água fique transparente. Após retirar as impurezas escorra a água.

4) A Preparação do Arroz

Depois que você retirou as impurezas é hora de levar o arroz tipo japonês ao fogo. Vamos para os exemplos: Vamos para o exemplo 1   ( Utilizando uma panela convencional ): Se você utilizar 02 copos americano de arroz você vai precisar utilizar 3 copos americano de água. Considere em média 18 a 30 minutos para o arroz ficar pronto. obs: quanto maior a quantidade de arroz, maior o tempo de cozimento. Vamos para o exemplo 2  ( Utilizando uma panela elétrica ): Utilize a mesma medida de arroz para água. A vantagem da panela elétrica japonesa (Zojirushi e Tiger) ou coreana (Cuckoo) é que ela muda de status automaticamente:

1.“Cozinhando” (Cooking)

2.“Manter Aquecido” (Keep Warm)Quando altera o Status de “Cozinhando” para “Manter Aquecido” é porque o seu arroz ficou pronto. Se a sua panela elétrica não for automatizada, você tem que ficar atento para desligá-la para evitar que queime  fundo do arroz.

Passo a passo: 

Coloque o arroz numa panela, acrescente a medida de água e deixe no fogo médio por 08 minutos. Quando levantar fervura deixe no fogo baixo e espere cozinhar por completo. Depois que o arroz cozinhar por completo deixe-o descansar por 10 minutos. Esse tempo pode variar dependendo da quantidade de arroz a ser preparada.

5) Preparando o Shari (Arroz para Sushi) 

O Shari é o arroz temperado para sushi. Depois que você preparou o arroz para sushi (dicas acima) e preparou o Molho Su é hora de finalizar a preparação do Shari. Depois que o seu arroz tipo japonês estiver pronto é hora de transferir para um recipiente de madeira (hanguiri) ou de plástico. Quantidade de Molho Su para determinada quantidade de Arroz: Para cada 01 quilo de Arroz japonês Cru (Komê, 米, こめ), você vai utilizar 400 ml de Tempero de Sushi.

Modo de Preparo: 

Primeiramente você precisa deixar o arroz descansar por aproximadamente 30 min. Depois desta etapa você vai transferir o arroz para um recipiente.  Logo Acrescente o Molho Su e misture suavemente em todo o Arroz com uma colher de madeira. (A colher de metal pode reagir em contato com o molho Su). Repita o procedimento até que todo o arroz esteja temperado. Depois pegue um pano úmido e deixe o arroz coberto. Espere 40 minutos até que o arroz esteja na temperatura ideal para fazer os sushis.

Fonte: http://www.sushibilidade.com

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit