Cogumelos ganham destaque na gastronomia de Brasilia | Mikami

Antigamente, quando se falava em cogumelos no país, a primeira imagem que vinha à mente era uma conserva de champignon. Hoje, o ingrediente encontra-se em plena ascensão na gastronomia brasileira e pode ser encontrado em uma infinidade de preparos. Os tipos paris, shitake e shimeji são os que mais frequentemente “batem ponto” em cozinhas brasilienses.

O ingrediente – independentemente do tipo – tem baixo teor de gordura e alta concentração de proteínas. “Empatado com o grão de bico, o cogumelo é a primeira alternativa de quem está cortando carne vermelha da alimentação. Isso se deve ao teor proteico e à riqueza de vitaminas, sobretudo as do complexo B”, comenta Gabriela Andrade, professora de gastronomia na Kaza Chique e nos cursos de pós-graduação da UniEuro.

Na cozinha vegetariana, os cogumelos sempre foram indispensáveis. E, há alguns anos, têm conquistado espaço cativo em outras cozinhas. Apesar desse avanço, o consumo ainda é tímido se comparado a outros países: enquanto, em terras tupiniquins, a média é de 160g por ano, em países com a França, ultrapassa os 2kg ao ano.

Sugestões da chef – Confira algumas instruções de Gabriela Andrade na hora de preparar cogumelos:
Preste atenção à data de validade: cogumelos devem ser consumidos em, no máximo, 10 dias após a colheita.
Ao escolher o item, descarte os que tenham água na embalagem ou que estejam com coloração escurecida demais.
Antes de guardá-los sob refrigeração, limpe com papel toalha umedecido ou escova de cerdas macias. “Só lave se for prepará-los imediatamente, pois eles são porosos e absorvem umidade”, explica Gabriela.

Uma das maneiras mais práticas de prepará-los é salteado no azeite e ervas frescas. Manjericão e alecrim combinam bem com o sabor do fungo.

Receita

Risoto de quinoa com trio de cogumelos (Serve 4 pessoas)

Ingredientes
300g de quinoa
600ml de caldo de legumes
Azeite a gosto
1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
100g de cogumelo-de-paris fatiado
100g de shitake fatiado
100g de shimeji fatiado
80g de tomate cereja cortados ao meio
80g de castanha do Pará picadas
100g de creme de leite
100g de parmesão ralado finamente
Salsa picada finamente
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
Cozinhe os grãos de quinoa no caldo de legumes por de 15 a 20 minutos. Escorra e reserve. Refogue no azeite a cebola e, em seguida, o alho. Acrescente os cogumelos e mexa até murcharem. Caso seja necessário, acrescente mais azeite. Coloque a quinoa seguida do tomate e da castanha-do-Pará. Finalize com o creme de leite e o parmesão. Acerte os temperos e acrescente salsa picada.

Sugestão de apresentação: cestinha de parmesão
Coloque 200g de parmesão ralado numa frigideira antiaderente. Quando começar a derreter, desligue a frigideira
e repouse o queijo sobre um recipiente do tamanho desejado para a cestinha. Espere esfriar e coloque o risoto dentro da cestinha.

fonte: divirtasemaisdf

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit