Receita: Tamagoyaki | Mikami

Tamagoyaki [卵焼き] pode ser traduzido literalmente como “ovo grelhado” ou “ovo frito”. Também é chamado como Dashimaki Tamago, mas por nós brasileiros é conhecido como “Omelete Japonesa”. Caracteriza-se por uma mistura de ovos e outros ingredientes que é frito em diversas camadas e depois enrolado.

Para fritar o Tamagoyaki, é utilizado uma frigideira quadrada ou retangular, chamada no Japão de Makiyakinabe. Dentre os ingredientes estão: ovos, hondashi, molho de soja, açúcar, sal e salsinha e/ou cebolinha. O Tamagoyaki pode ser consumido como acompanhamento ou como recheio de outros pratos como sushis.
No Japão, o Tamagoyaki é amplamente consumido, inclusive no Asagohan (Café da manhã japonês). É uma receita que vai poucos ingredientes e o nível de dificuldade é mínimo. Além disso, é uma receita prática para aqueles dias em que estamos na correria. Quer aprender a fazer? Então dá uma olhada na receita abaixo!

Ingredientes

3 ovos
3 colheres de caldo dashi: 1 envelope de hondashi em pó + 3 colheres de água que será usado somente para dissolver o tempero.
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de shoyu (molho de soja)
1/2 colher de chá de aji-no-moto
2 pitadas de sal
1 frigideira quadrada
1 par de hashi ou espátula para manusear o omelete.
Óleo ou azeite (suficiente para untar a frigideira)

 

Modo de preparo

1. Pique a salsinha com cerca de 1 cm. Você pode adicionar ou substituir a salsinha pela cebolinha ou nira (cebolinha japonesa) se assim desejar.
2. Em um recipiente com pouquinho de água (suficiente para dissolver o tempero), adicione o hondashi, açúcar, molho de soja e duas pitadas de sal, misturando todos os ingredientes com uma colher ou espátula. Reserve.
3. Em outra vasilha, coloque os ovos e bata cuidadosamente.
4. Adicione o molho preparado anteriormente. Misture.
5. Adicione a salsinha e/ou cebolinha picada. Misture.
6. Em uma frigideira pequena e quadrada, espalhe o óleo com um papel toalha.
7. Aqueça o óleo em fogo baixo e coloque uma concha da mistura de ovos.
8. Mexa a frigideira de maneira que a mistura se espalhe uniformemente.
9. Deixe fritar um pouco e assim que a massa estiver mais seca, enrole com a ajuda de um hashi. Não esqueça de manter o fogo sempre baixo.
10. Empurre a omelete para um canto da frigideira e espalhe novamente mais um pouquinho de óleo por toda a frigideira.
11. Adicione mais uma concha da mistura de ovos, distribuindo-a por toda a frigideira, inclusive embaixo da omelete já pronta.
12. Depois de deixar fritar um pouco, enrole novamente com a ajuda de um hashi.
13. Repita esse procedimento 4x no total ou até acabar a mistura de ovos.
14. Pressione o tamagoyaki contra a panela com a ajuda de uma espátula.
15. Retire da frigideira, colocando a omelete sobre uma tábua de cozinha.
16. Corte o tamagoyaki em 6 pedaços iguais.
17. Está pronto sua omelete japonesa. Você pode consumi-lo com arroz e com daikon ralado, ou então utiliza-lo em outras receitas.

Se quiser, você pode adicionar algum recheio durante o preparo da omelete, como queijo e presunto por exemplo. Fica uma delícia e como vocês viram não é muito complicado de fazer.

 

 

fonte: JapãoEmFoco

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit