Conhece a bardana, também chamada de gobô pelos japoneses?
Suas raízes são muito utilizadas na culinária oriental. Além de nutritiva, é considerada um estimulante do sistema nervoso, benéfica para as doenças dos ossos e diurética. É o ingrediente principal para o kimpira, popular entrada japonesa, em que a bardana é refogada com cenoura e temperada com shoyu e pimenta.
Quer fazer o kimpira? Os ingredientes você encontra aqui:
1 bardana
1 cenoura
óleo vegetal
2 colheres de shoyu
1 pitada de açucar (opcional)
pimenta vermelha
gergelim torrado
Tradicionalmente, a bardana é cortada usando a técnica chamada sasagaki. É como apontar um lápis; obtém-se lascas finas. No entanto, convenhamos, a mandolina (ou benrinder), corta-se em tiras finas e com bem menos esforço. Na falta de um cortador de legumes, corte em tiras finas de cerca de 5 cm de comprimento (juliene).Mantenha a bardana em água fria até a hora de usar, porque ela escurece com facilidade.
Aqueça o óleo em uma panela. Adicione a bardana e a cenoura e refogue em fogo alto, como tanto a cenoura como a bardana brasileira são mais duras , adiciono um pouco de água (cerca de 1 colher de sopa de cada vez) até que fiquem macias.
Adicione o shoyu e o açúcar (se for usar) e continue refogando até que quase todo o líquido tenha evaporado. Tempere com pimenta e, na hora de servir, salpique gergelim.
Alguns preferem adicionar um pouco de óleo de gergelim, fica a seu critério.
PS: a bardana (gobô) pode ser mantida na geladeira dentro da água, já cortada por alguns dias sem escurecer nem estragar. Costumamos cortar numa boa quantidade e mantê-la na geladeira para poder fazer o kimpira ou outro prato em poucos minutos.
Fonte: http://marisaono.com/