kimpira-gobo

Conhece a bardana, também chamada de gobô pelos japoneses?

Suas raízes são muito utilizadas na culinária oriental.  Além de nutritiva, é considerada um estimulante do sistema nervoso, benéfica para as doenças dos ossos e diurética. É o ingrediente principal para o kimpira, popular entrada japonesa, em que a bardana é refogada com cenoura e temperada com shoyu e pimenta.

Quer fazer o kimpira? Os ingredientes você encontra aqui:

1 bardana

1 cenoura

óleo vegetal

2 colheres de shoyu

1 pitada de açucar (opcional)

pimenta vermelha

gergelim torrado

 

Tradicionalmente, a bardana é cortada usando a técnica chamada sasagaki. É como apontar um lápis; obtém-se lascas finas. No entanto, convenhamos, a mandolina (ou benrinder), corta-se em tiras finas e com bem menos esforço. Na falta de um cortador de legumes, corte em tiras finas de cerca de 5 cm de comprimento (juliene).Mantenha a bardana em água fria até a hora de usar, porque ela escurece com facilidade.

Aqueça o óleo em uma panela. Adicione a bardana e a cenoura e refogue em fogo alto, como tanto a cenoura como a bardana brasileira são mais duras , adiciono um pouco de água (cerca de 1 colher de sopa de cada vez) até que fiquem macias.

Adicione o shoyu e o açúcar (se for usar) e continue refogando até que quase todo o líquido tenha evaporado. Tempere com pimenta e, na hora de servir, salpique gergelim.

Alguns preferem adicionar um pouco de óleo de gergelim, fica a seu critério.

PS: a bardana (gobô) pode ser mantida na geladeira dentro da água, já cortada por alguns dias sem escurecer nem estragar. Costumamos cortar numa boa quantidade e mantê-la na geladeira para poder fazer o kimpira ou outro prato em poucos minutos.

Fonte: http://marisaono.com/

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit