Receita: Karê Raisu | Mikami Produtos Orientais

O karê ou curry é um tempero de origem indiana, mas foi adaptado ao paladar japonês a partir da Era Meiji, quando foi introduzido no Japão, tornando-se um dos pratos mais populares.

O tradicional prato, feito com carnes e legumes picados e cozidos com molho de curry e servidos com arroz branco trata-se de um prato simples e sem dificuldades no preparo. Pode ser feito com pó de caril ou ainda com tabletes prontos. Ambos são compostos por vários condimentos e especiarias que podem incluir açafrão-da-terra, cardamomo, coentro em grãos, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravo, pimenta vermelha, pimenta do reino, canela, entre muitos outros.

Os vegetais básicos utilizados no preparo são cebola, cenoura e batata e quanto às carnes, as mais usadas são frango, carne bovina ou suína. No Japão, os tabletes de curry são os mais utilizados no preparo. O mais popular é da marca Golden Curry. O nível de pimenta é classificado de 1 a 5, sendo que o 3 é considerado o médio.

Receita de Karê Raisu com tablete:

Ingredientes:

500 g de carne picada em cubos (pode ser frango, carne bovina ou suína)
1 colher de sopa de manteiga
3 batatas médias descascadas e picadas em cubos
1 cebola grande picada
2 cenouras descascada e picadas em cubos
Água para o cozimento
Metade do tablete pronto (corresponde a 4 bloquinhos)

Modo de preparo:

Frite a carne na manteiga e depois acrescente os legumes picados e a água. Mexa com uma colher de pau para que os ingredientes se misturem, tampe e deixe cozinhar em fogo alto por 15 minutos. Quando as batatas estiverem cozidas, acrescente os cubos de curry e misture até dissolver.

Sirva acompanhado de arroz japonês (gohan).
Outras sugestões de acompanhamento são conservas japonesas (acelga, pepino ou fukujinzuke) e tonkatsu (lombo de porco empanado).

DICAS

- O karê pode ser feito com os legumes que preferir e também pode ser feito na versão vegetariana.

- A diferença para o tonkatsu para o empanado comum é a farinha Panko, que é mais grossa e própria para empanados. O processo é o mesmo, passe a carne na farinha de trigo, depois e no ovo e por último no Panko.

- Experimente servir o tonkatsu com molho tonkatsu.

 

Ingredientes encontrados na Mikami:

- legumes

- tablete pronto de karê

- farinha Panko

- conservas japonesas

- arroz japonês (gohan)

- molho tonkatsu

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit