Receita de tofu dengaku | Mikami Orientais

Aprenda a fazer tofu dengaku, tofu grelhado com molho de missô. Ótima opção vegana para o churrasco!

 

O que é missô dengaku?
O missô dengaku é um prato em que os ingredientes principais, normalmente vegetarianos, são servidos cobertos com um molho de missô. Normalmente são usados tofu e beringela, que podem ser assados ou grelhados como espetos.

O molho é adocicado e saboroso. Pode ser misturado com outros ingredientes aromáticos como gergelim, raspas de limão (yuzu), folhas de shisô. Como cada região do Japão produz diferentes tipos de missô, o sabor é diferenciado em cada cidade.

O missô é uma pasta de soja fermentada, com sabor marcante e salgado, por isso a receita de missô dengaku é balanceada com açúcar e mirin. O ideal é ir experimentando a receita de acordo com o seu gosto. Se achar o sabor do missô muito forte, misture dashi para diluir.

Todos os ingredientes para a receita você encontra aqui na Mikami!

 

INGREDIENTES

  • 400 gramas de tofu firme (drenado)
  • 4 colheres de pasta de missô (a receita tradicional leva missô vermelho, mas pode ser qualquer tipo de missô)
  • 1 colher de shoyu (molho de soja)
  • 1 colher de açúcar
  • 3 colheres de mirin
  • 1 pedaço pequeno de gengibre (descascado e ralado)
  • cebolinha picada
  • 1/2 colher de gergelim

MODO DE PREPARO

Ligue o forno e deixe aquecendo.
Seque o tofu em papel toalha e deixe até o papel encharcar. Repita o processo para remover o excesso de água. Corte o tofu em tiras verticais com certa de 4 cm de espessura.
Em uma tigela, misture os 2 tipos de missô, o shoyu, o mirin, o açúcar e o gengibre ralado até incorporar.
Em uma frigideira, grelhe os pedaços de tofu por aproximadamente 2 minutos de cada lado, até todos os lados estiverem dourados.
Transfira o tofu para uma forma e distribua o molho de missô por cima de todos os pedaços. Asse por aproximadamente 5 minutos ou até dourarem.
Monte os pratos para servir e salpique gergelim e cebolinha picada.

Obs: A receita pode ser feita com beringela no lugar do tofu. Corte as beringelas ao meio no sentido do comprimento, cubra com o molho de missô e leve ao forno.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit