Alimentos_Mikami

Muito antes da indústria farmacêutica existir e elaborar compostos químicos que contribuem na recuperação de enfermidades, os alimentos sempre foram a principal e vital fonte de cura da humanidade. As constatações cotidianas não tinham aparato científico, mas provavam, na prática, que “certa raiz ingerida neutralizava algum tipo de dor”, por exemplo. A ciência avançou na elaboração dos remédios, mas também desvendou os fundamentos naturais e nutricionais dos alimentos – bem como seus poderes reais no organismo humano.

ALIMENTOS CONTRA A DEPRESSÃO

Banana, espinafre, ovo, pimenta, gengibre, alface, leite, laranja, maçã, aveia, castanha, arroz integral, chocolate amargo, peixes, carnes….

Os alimentos corretos podem ajudar no humor. Banana, leite, aveia e castanha, por exemplo, contém triptofano, aminoácido que ajuda na formação da serotonina, “hormônio da felicidade”. As folhas verdes também possuem um importante papel: o espinafre contém ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso e também contribuem para a serotonina. Já o alface traz lactucina e lítio, que acalmam e ajudam a combater até mesmo a depressão. O ovo, por conter colina, é importante para formação e manutenção da memória, o que melhora a sensação de bem-estar. Os alimentos termogênicos, como o gengibre e pimenta, também contribuem para a felicidade e bom humor, já que aumentam os níveis de endorfina, mesma substância liberada quando realizamos exercícios físicos.

Os alimentos com vitamina C, como a laranja, além de serem antioxidantes e ajudarem na imunidade, ajudam a prevenir os danos às células nervosas, o que gera uma sensação de conforto e reduz o stress. Alimentos ricos em proteínas melhoram a sensação de energia e aumentam o estado de alerta. As castanhas contém selênio, que ajuda a normalizar o humor.  O cálcio do leite pode ajudar a prevenir a TPM nas mulheres, assim como o iogurte.

ALIMENTOS QUE AJUDAM NA MEMÓRIA

Para ajudar na memória, é muito importante consumir alimentos ricos em ômega 3, que auxiliam nas membranas externas das células cerebrais. São eles: hortaliças, peixes (principalmente de água fria, como salmão e sardinha), linhaça – que deve ser sempre triturada após ficar na água para não perder seus nutrientes -, chia e uvas. Os morangos e tomates são ricos em fisetina, que é um nutriente que ajuda na diferenciação das células nervosas, auxiliando na função cognitiva.

ALIMENTOS QUE RETARDAM O ENVELHECIMENTO

São os chamados alimentos antioxidantes. Sua  principal função é retardar o envelhecimento e a ação dos radicais livres, que são moléculas instáveis do próprio corpo que surgem o tempo todo, inclusive quando respiramos. Essas moléculas, por possuírem um número ímpar de elétrons, tentam se estabilizar a todo momento. Assim, podem reagir com periodicidade e buscar o que vem pela frente, como nossas células, estruturas do DNA e nossas enzimas. Isto pode gerar diversas doenças.

O combate aos radicais livres pode ajudar na prevenção do Alzheimer, Mal de Parkinson e câncer, e pode se dar por meio dos alimentos e pelo próprio organismo.

mangajuçara e melancia são antioxidantes. Além de vitaminais e minerais, seus compostos possuem bio ativos com ações contra os radicais livres. Frutas cítricas como morangolaranjakiwi (contém vitamina C) mirtiloframboesa (contém flavonoides), também fazem esse trabalho. Para buscar as frutas antioxidantes, lembre-se das “berries” (em inglês).

Os antioxidantes dos alimentos, os chamados exógenos, são vários. Nas frutas, especificamente, os flavonoides protegem os tecidos contra os radicais livres do oxigênio – inclusive nos exercícios físicos – e ajuda a prevenir a peroxidação dos lipídeos (gorduras).  Já a vitamina C, além de combater a imunidade, também atua na prevenção do câncer, que possui ligação direta com os radicais livres.

ALIMENTOS QUE FORTALECEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO

A principal função do sistema imunológico é defender o organismo de infecções. Esse mecanismo de defesa é composto por vários órgãos, como os gânglios linfáticos, a medula óssea, os glóbulos brancos, o fígado… Eles mantêm nosso equilíbrio e bem estar.

Os anticorpos são proteínas capazes de matar os micro-organismos. Os principais alimentos que ajudam nessa função são: chá verde (rico em flavonoides, estimula o funcionamento do sistema); laranja - sua ação se dá por meio da vitamina C, que é um poderoso antioxidante, assim como o limãogengibre e mel (que podem ser consumidos por forma de chá). Outras frutas como o mamão também atuam de maneira positiva devido a presença de licopeno. A couve ajuda na prevenção da gripe e até mesmo na cicatrização da pele e o alho é um poderoso alimento capaz de espantar males como tosse, resfriado e até mesmo a bronquite. Mas atenção: é preciso consumi-lo in natura.

ALIMENTOS QUE COMBATEM A INSÔNIA E AJUDAM NO SONO

Segundo a OMS, 40% da população mundial dorme mal. Existem alimentos que podem dar uma forcinha. Todos aqueles ricos no aminoácido triptofano podem ajudar a regular os níveis de serotonina no cérebro, que é o hormônio do sono. Confira quais são:

Aveia, naturalmente rica em melatonina, iogurte, leite, principalmente quente e com mel, que ajuda a combater a insônia também, maracujá, camomila, cidreira, banana, alface e cereja.

Também vale lembrar que quanto mais escuro estiver o ambiente, melhor. Silêncio também é fundamental. Recentemente, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a liberação do uso de melatonina, que possui vários outros benefícios, nas prescrições de manipulação. Consulte seu médico para saber.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit