Kamaboko-uma-iguaria-japonesa-à-base-de-massa-de-peixe-mikami

Kamaboko, uma iguaria japonesa à base de massa de peixe

Kamaboko [かまぼこ / 蒲鉾] é uma iguaria japonesa feita de massa ou pasta de peixe curtido (surimi). Esta pasta é feita a partir de diversos peixes brancos que são batidos, combinados com aditivos como glutamato monossódico, modelados como se fossem pão e depois cozidos a vapor até adquirirem uma consistência firme.

A massa é então fatiada e servida à temperatura normal (ou fria) com vários temperos ou cortada e colocada em várias sopas quentes, pratos típicos ou sopas de macarrão (ramen). Apesar do Kamaboko estar mais conhecido fora do Japão, muitas vezes é referido no mundo ocidental como pasta de peixe ou “salsicha de peixe”.
O kamaboko é normalmente vendido como uma massa semi-cilíndrica nas cores branco e rosa, porém existem alguns que recebem toques artísticos, como o Narutomaki, um kamaboko com espirais rosa. Ele recebeu esse nome devido aos Redemoinhos de Naruto, que ocorrem entre as ilhas de Shikoku e Honshu.

15 de Novembro – Dia do Kamaboko
Esse alimento tem uma presença tão significativa na culinária japonesa que recebeu até um dia especial em sua homenagem pela Organização Japonesa do Kamaboko, em 1983: Dia 15 de novembro é o “Dia do Kamaboko”.

Kamaboko rosa e branco
Por que normalmente o Kamaboko é branco e rosa? Na verdade o rosa representa o vermelho, e junto com o branco são duas cores ditas trazer sorte. Por isso, é muito comum ver esse alimento em festas e celebrações como o Oshougatsu.

O kamaboko é consumido no Japão desde o século XIV e hoje existem diversas variações como o Kani-kama (kani-kamaboko), que simula o sabor da carne de caranguejo e o Chi-kama (queijo com kamaboko), encontrado à venda especialmente em lojas de conveniência como um aperitivo pré-embalado.
Outro produto similar muito presente na culinária japonesa é o Chikuwa. Eles são pendurados em torno de um bambu ou tubo de metal e assados ou cozidos no vapor. O nome significa “anel de bambu” e se refere a sua forma depois que é cortado.

Fonte: japaoemfoco.com

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit