Curry: dicas de como usar | Mikami Orientais

Curry: dicas de como usar

As receitas asiáticas, com suas cores vibrantes e aromas peculiares têm, como tempero mestre, uma mistura de especiarias que nós, ocidentais conhecemos como curry. O uso do curry é benéfico para a saúde, em função das propriedades medicinais das ervas que compõem sua mistura básica.

O que é o curry

Curry ou caril, é uma mistura de especiarias usada como tempero nos países asiáticos cuja base é o pó seco de folhas de árvore-de-caril, açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela.

A esta mistura básica podem ser acrescentados ainda feno-grego, pimenta-de-caiena, manjericão, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim. Cada família tem, na verdade, a sua receita de curry específica onde inclui outras especiarias diferentes das que mencionei acima e, desta variação é que depende a cor final do tempero, que pode ser amarela, vermelha ou verde, dependendo da quantidade de ingredientes e suas cores. Existem receitas de curry em que entram até 70 especiarias diversas!

Mas, o nome curry também é dado a qualquer “prato asiático” refogado ou guisado que tenha molho e que se coma com arroz.

O curry no mundo

O uso do curry se difundiu pelo mundo afora através dos ingleses, navegantes de seu vasto império, e apreciadores da culinária saborosa e aromática que encontraram pelas Índias. Diz-se, inclusive, que os ingleses sofrem de um certo tipo de adição ao curry, por conta da liberação aumentada de endorfinas resultante da sua ingestão.

Sobre a base de especiarias do curry, em cada região diferente são acrescentados outros ingredientes e da mistura resultam currys mais fortes, picantes, ou mais suaves, de cor mais amarelada ou mais vermelha (que depende da quantidade de pimentão e pimenta-caiena em sua composição) ou mais amarronzada (quando é significativo o aumento de canela e cravo em pó).

Curry como tempero: como usar

Como tempero, o curry, se usado com parcimônia, tem sabor suave. Se você pretende um resultado delicado, suave e, mesmo assim, exótico, dê cor aos teus pratos usando um pouquinho de curry. Mas o mix de especiarias também pode ser usado como tempero principal, caso seu gosto seja mais “ardido” e acentuado.

Como curry também quer dizer ”prato de arroz com molho” entram nessa categoria, principalmente, as receitas que usam frango, camarão ou carnes. Mas, o curry como tempero fica delicioso em receitas vegetarianas – combina muito com batata, cenoura, abobrinha, espinafre, couve-flor, pimentão ou brócolis com molho suave de curry amarelo ou, nas leguminosas – lentilha ou grão-de-bico – feitas em sopa, temperadas com curry vermelho, por exemplo. Essa última opção é ideal para “dar um up” no sistema imunológico de qualquer um.

Pode usar o curry em qualquer arroz, sopa e legumes salteados que o resultado é sempre bom e bonito.

 

Fonte: greenme.com.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit