Curiosidades Sobre o Cogumelo | Mikami

O cogumelo chegou ao Brasil na década de 1950, mas é cultivado há centenas de anos por várias civilizações ao redor do mundo. Para os egípcios, o alimento era considerado um presente divino oferecido aos faraós. Os guerreiros romanos consumiam o cogumelo para ter mais força e coragem para enfrentar as batalhas.

Não demorou muito para que as suas propriedades medicinais fossem pesquisadas. Os diferentes tipos de cogumelo ajudam a emagrecer, previnem doenças cardiovasculares e ainda controlam o colesterol. Ele contém vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional, proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos e, o fósforo, fundamental para os ossos e os dentes.

O alimento é fonte de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento, pois reduzem a absorção de gordura e promovem saciedade. Por apresentarem altos teores de ácido fólico, os cogumelos previnem doenças cardiovasculares e degenerativas, como mal de Alzheimer, e são importantes no tratamento complementar de câncer, lúpus, hepatite e HPV.

Nas compras, verifique se o cogumelo está firme e com coloração forte, sem manchas escuras na superfície. Em casa, o fresco deve ser guardado na geladeira por até dez dias, mas é aconselhável consumi-lo em até cinco. Na hora de lavar, esfregue-o levemente com uma toalha de papel umedecida, enxágue e não o deixe de molho em água, pois fica encharcado e sem sabor.

Ao cozinhar, corte os talos. O seco pode ser armazenado por até dois anos em local fresco e livre de umidade. Após aberto, o cogumelo em conserva pode ficar na geladeira até o término do seu prazo de validade.

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit