Como escapar dos alimentos industriais se não tenho tempo para preparar as refeições? | Mikami Orientais

Como escapar dos alimentos industriais se não tenho tempo para preparar as refeições?

Imediatismo e sabor parecem ser os atuais preceitos da alimentação humana. Nessa “Era Fast”, não é raro observar argumentos como “comer fruta é muito demorado”, ou “vegetais são sem graça”, “não é prático”, “estraga rápido na geladeira”

Parece que as escolhas alimentares “normais” atualmente são os produtos alimentícios refinados, bem coloridos e adoçados artificialmente, empacotados e conservados; e não mais o alimento em si.

Esse padrão alimentar atual é caracterizado por alta densidade energética (calorias), composição rica em carboidratos refinados (farinhas brancas, açúcar), gorduras saturadas e trans, excesso de sal, além dos sais de cura (conservantes); e de uma composição deficiente em vitaminas, minerais, fitoquímicos funcionais, óleos poli-insaturados (especialmente ômega-3) e fibras.

São vários os fatores ambientais que culminam para o atual hábito alimentar, em especial a falta de tempo para a compra, preparo e planejamento alimentar da família, além do “paladar viciado”, no qual só é saboroso o que é muito doce ou salgado e/ou gorduroso.

Mantenha a atenção sobre a sua alimentação e a de sua família: planeje, tenha porções de alimentos saudáveis congelados para a praticidade, não desperdice alimentos. Veja algumas maneiras de organizar tudo isso:

  • Tenha refeições saudáveis congeladas; quando você prepara um risoto, uma sopa, carne, frango ou peixe, já pode preparar em maior quantidade para que uma porção vá para o congelador. Você também pode investir em refeições saudáveis compradas prontas.
  • As frutas que estiverem prestes a estragar podem ser picadas e congeladas. Assim podem virar um sorvete delicioso (basta usar um mixer) ou ainda sucos naturais e batida de fruta com leite desnatado ou leites vegetais.
  • Não jogue fora a água de cozimento de vegetais ou de frangoe demais alimentos. Congele! Estes caldos nutritivos servirão para enriquecer o cozimento de arroz integral ou massa integral, ou ainda para uma sopa. (Não esqueça de etiquetar o que você congela.)
  • Os vegetais que sobraram na geladeira podem ser picados e rapidamente cozidos na água com temperos naturais (especiarias, alho, cebola etc.), para posteriormente serem congelados e servirem como base para o preparo rápido de uma sopa ou creme.

É necessário usarmos a criatividade para gerar soluções para uma alimentação mais natural, que não deixe de ser saborosa e prática, de modo a não sermos engolidos pelo processamento industrial da alimentação.

 

Fonte: bistrotfitness.com.br

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