Benefícios comprovados do chá preto
Ajuda a emagrecer: O chá preto ajuda na perda de peso por conter cafeína e polifenóis. Isto porque a cafeína acelera o metabolismo e a queima gorduras. Enquanto as catequinas, tipos de polifenóis, reduzem o apetite e também diminuem as gorduras.
Um artigo científico sobre o chá verde, que possui substâncias semelhantes ao preto, publicado em 2011 no Obesity Reviews sugere que os polifenóis do chá inibem a ação de uma enzima, dessa forma agindo junto com a cafeína, aumentando sua ação de termogênese e a oxidação das gorduras. O primeiro mecanismo faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente, o que queima mais energia do nosso corpo, evitando que ela se torne gordura e se acumule. Já o último faz com que a gordura seja utilizada e reduz seu acúmulo também.
É importante ressaltar que o chá preto só pode contribuir para o emagrecimento se a pessoa também tiver uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas.
Melhora o humor: O chá preto proporciona sensação de bem-estar e relaxamento. Isto ocorre porque ele possui um aminoácido chamado L-teanina que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.
Previne doenças cardiovasculares: A bebida ajuda a evitar estes problemas de saúde porque seus polifenóis bloqueiam a oxidação do colesterol ruim, LDL, principal causa da arteriosclerose. Esta doença consiste no endurecimento das artérias que ocorre quando a gordura, colesterol e outras substâncias, se acumula na parede das artérias e forma placa. Além disso, a cafeína presente no chá preto irá ajudar na dilatação coronária, melhorando na saúde do coração.
Protege o cérebro: O envelhecimento do cérebro e as doenças neurodegenerativas dos idosos são caracterizados por danos oxidativos, desregulação da homeostase dos metais e inflamação. Os polifenóis presentes no chá preto são capazes de neutralizar o estresse induzido por radicais livres e pela inflamação devido à ação antioxidante e assim protegem o cérebro. Desta forma, a bebida é capaz de prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson. Porém, é importante ressaltar que o chá branco é a melhor alternativa para proteger o cérebro, pois ele conta com maior quantidade de polifenóis e, consequentemente, maior ação antioxidante.
Benefícios comprovados do chá preto
Previne o câncer: O acúmulo de radicais livres pode causar danos no DNA, alterar a atividade enzimática, e, dessa forma, influenciar o desenvolvimento do câncer. Os polifenóis presentes no chá preto possuem ação antioxidante e por isso agem combatendo os radicais livres e assim previnem o câncer.
Neste caso também é importante ressaltar que o chá branco é a melhor alternativa de chá para prevenir o câncer, pois ele conta com maior quantidade de polifenóis e assim maior ação antioxidante.
Quantidade recomendada de chá preto
O consumo de chá preto deve ser associado à uma alimentação equilibrada e recomenda-se o consumo de até três xícaras com cerca de 300 ml cada uma.
Como consumir o chá preto
Para cada um litro de água são necessárias duas colheres de sopa da erva. Coloque a água para esquentar e assim que começar a ferver apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por dois ou três minutos. Depois, coe e tome.
O chá pode ser consumido quente ou frio, nos intervalos das refeições. Evite ingerir a bebida durante as refeições, pois os taninos presentes nela irão atrapalhar a absorção de algumas substâncias, especialmente o ferro e aminoácidos. Não beba o chá preto durante noite porque a cafeína presente na bebida pode dificultar o sono. Quem tem insônia deve tomar a última xícara até às 17:00.
Riscos do consumo excessivo
Por conter altas concentrações de cafeína, o consumo em excesso do chá preto pode levar ao aumento da pressão arterial, desordens gástricas, ansiedade, dor de cabeça, agitação e insônia. Se consumida em doses altas a planta Camellia sinensis pode provocar toxicidade por excitação do sistema nervoso, causando convulsões, delírios, cefaleia e taquicardia.
Um estudo realizado pela Universidade de Glasgow, na Escócia, observou que homens que consumiam sete xícaras de chá preto por dia tinham 50% a mais de chances de desenvolver câncer de próstata do que quem não tomava a bebida.
Fonte: MinhaVida.