A relação entre a qualidade da alimentação e a quantidade de alimentos ingeridos | Mikami Orientais

A relação entre a qualidade da alimentação e a quantidade de alimentos ingeridos.
Um alimento pode ter a mesma concentração calórica de outro, entretanto, pode não fornecer nutrientes necessários para o equilíbrio do corpo, e vice-versa.

 

Por que as 100 calorias de um bolo de chocolate não são iguais a 100 calorias de um filé de frango? Quem explicou foi a nutricionista Roberta Lara. A endocrinologista Cintia Cercato falou sobre a importância da consciência na hora da alimentação.

Existe uma relação entre a qualidade da alimentação e a quantidade de alimentos ingeridos. A densidade nutritiva refere-se à composição de determinado alimento, que inclui carga de vitaminas, minerais, fitoquímicos que ele fornece, e os benefícios que os nutrientes promovem ao organismo.

Já a densidade enérgica refere-se à quantidade de calorias por volume de alimento. Não relaciona a fonte de calorias com a qualidade nutricional. Um alimento pode ter a mesma concentração calórica de outro, entretanto, pode não fornecer nutrientes necessários para o equilíbrio do corpo, e vice-versa.

Um café da manhã com uma fatia de pão 100% integral com fibras, um ovo mexido com tomate e ervas desidratadas e um copo de vitamina de cacau com banana e leite desnatado tem cerca de 380 calorias. Já um café da manhã com pão francês com manteiga e vitamina de leite integral com achocolatado tem mais ou menos a mesma caloria: 391.

Contudo, o primeiro café da manhã é balanceado. Tem fibras e vitaminas que auxiliam no funcionamento intestinal, antioxidantes, cálcio. Já o segundo tem uma qualidade nutricional inferior. A combinação pode comprometer a saúde se for consumida regularmente.

É preciso observar os valores calóricos e também a densidade nutritiva. Quando consumimos concentrações maiores de nutrientes adequados, apresentamos maior saciedade também, em comparação com uma dieta com alta densidade energética.

Fonte: g1.globo.com/bemestar/

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit