Você conhece o Daruma?
Daruma é o nome de um talismã japonês, trata-se de um boneco que ganhou esse nome por causa de um monge indiano, Bodhidharma, que perdeu o movimento de seus braços e pernas depois de passar nove anos meditando em uma caverna. Ele decidiu remover suas pálpebras para evitar que dormisse e, então, conseguiu atingir a iluminação.
O boneco Daruma vem sem os olhos pintados. Funciona assim, você faz um pedido e pinta um olho, assim que o seu pedido for realizado você desenha o outro olho. O Daruma é geralmente feito em madeira e não possui pernas e nem braços, suas extremidades são arredondadas.
Ele tem uma pintura na cor vermelha, para representar a boa sorte. Por conta disso, muitos políticos compram um Daruma antes de iniciar suas campanhas e pintam o segundo olho quando ganham a eleição. No Extremo Oriente, o boneco Daruma é considerado uma ferramenta de resultados eficazes. Também é uma ferramenta maravilhosa para ensinar crianças em idade escolar a importância de se estabelecer metas para alcançar objetivos, ensinando-as culturas antigas e estrangeiras.
Curiosidades Sobre o Daruma
Em época de Ano Novo, muitas pessoas, e até mesmo empresas japonesas, compram um boneco Daruma para fazer um pedido. Se, durante o ano, eles alcançarem o seu objetivo, eles pintam o segundo olho. No final do ano, é costume levar o Daruma a um templo, onde ele é queimado em uma grande fogueira.
O Daruma é ainda mais valorizado na região de Takasaki, no sudoeste do Japão. Começou a ser usado no final do século 17, como uma forma de renda para os agricultores que estavam sofrendo de fome. A história é que o templo Daruma instruiu as famílias que viviam da agricultura a fazerem bonecos de papel mâché para vender.
Mais de 100 famílias passaram a fazer, anualmente, cerca de 1,6 milhões de Darumas, representando cerca de 80% de todos os bonecos daruma feitos no Japão. Todos os anos, nos dias 6 e 7 de janeiro, um mercado com os bonecos é realizado próximo ao Templo Daruma, e centenas de milhares de pessoas o visitam.
Daruma: Um Presente Criativo
Mesmo que você não tenha nenhuma ligação com a cultura japonesa, poderá comprar o seu boneco Daruma, podendo até mesmo presentear uma pessoa especial. Em um aniversário, por exemplo, é comum fazer um pedido antes de soprar as velas. E que tal fazer o seu pedido com um boneco Daruma?
A cultura japonesa é muito rica e conhecê-la é sempre muito interessante. Por isso, tantas pessoas, em todo o mundo, ficam fascinadas ao conhecer tradições como a do boneco Daruma e acabam adotando e agregando aos costumes de seu país.
Fonte: Japones