Nikuman é o nome japonês para o baozi chinês, também conhecido como Chūka Man (中華まん). É uma excelente opção de lanche rápido!
⠀
Faça uma visita à Mikami e encontre todos os ingredientes.
Você vai precisar de:
⠀
INGREDIENTES
PARA A MASSA:
- 300 g de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal marinho (ou ½ para sal de mesa)
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de sopa de óleo (girassol, canola, etc)
- 160-170 ml de água
PARA O RECHEIO:
⠀
- 2 cogumelos shiitake secos
- ½ xícara de água (120 ml)
- 1 cebolinha
- 1 repolho
- 1 colher de chá de sal (ou ½ para sal de mesa)
- 340 g de carne de porco
- 1 pedaço de gengibre (mais ou menos 15g)
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de sakê
- 1 colher de sopa de molho shoyu
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado
- 1 colher de sopa de amigo
Pimenta do reino
⠀
⠀
MODO DE PREPARO
Em uma vasilha grande, coloque 300g de farinha, 2 colheres de sopa de açúcar, meia colher de chá de sal, 1 colher de chá de fermento e 1 colher de sopa de óleo. Misture tudo com hashi ou uma colher de pau, despeje os 170ml de água e misture até a massa incorporar.
Coloque um pouco de farinha nas mãos, para que a massa não grude muito. Amasse-a bem, e forme-a em uma bola.
Jogue farinha em uma superfície e transfira a massa para cá. Amasse-a bem por 10-15 minutos ou até ela ficar suave e sedosa. Salpique mais um pouco de farinha de cada vez para que ela não fique muito grudenta.
Molde a massa em uma forma redonda, sem pontas soltas. Coloque um pouco de óleo na parte de baixo da vasilha e deixe a massa por cima. Tape com plástico e deixe em um lugar quente até a massa dobrar de tamanho, de 30-60 minutos.
Enquanto você espera a massa crescer, vamos ao recheio. Primeiro, enxarque os cogumelos em meia xícara de água. Coloque algo pesado sobre o cogumelo para que ele fique submerso. Deixe de lado por 10-15 minutos.
Fatie a cebolinha em pedaços finos. Fatie o repolho também.
Jogue 1 colher de chá de sal no repolho picado, para tirar o excesso de água.
Quando os cogumelos estiverem hidratados, esprema o excesso de água, tire o caule e fatie o topo dos cogumelos.
Em uma outra vasilha, misture o porco, cebolinha e os cogumelos. Esprema o excesso de água do repolho com as mãos e adicione-o na vasilha.
Rale o gengibre e adicione os outros temperos (1 colher de chá de açúcar, 1 colher de sopa de molho shoyu, 1 colher de sopa de óleo de gergelim, 1 colher de sopa de amido e pimenta do reino à vontade).
Misture tudo bem, até que tudo fique combinado e com uma aparência pálida e grudenta. Deixe de lado (ou cubra com plástico e deixe na geladeira) até a massa ficar pronta.
Assim que a massa estiver com o dobro do tamanho inicial, jogue farinha naquela superfície e divida a massa pela metade. Enrole cada metade em um rolinho. Corte cada rolinho em 5 pedaços uniformes e então corte cada pedaço pela metade. Forme cada um desses pedaços em uma bola e salpique farinha neles, para que não grudem uns nos outros. Deixe-as separadas e cubra com um pano de prato para que não sequem completamente. Deixe descansar por 10 minutos.
Pegue uma bola de massa e amasse-a com um rolo de massa, e depois com a palma da mão até ficar com o formato de um círculo. A massa deve ficar fina mas o centro da massa deve ficar mais grosso que as bordas.
Coloque 1 colher de sopa e meia do recheio no centro da massa.
Segure a massa com a mão esquerda e feche o bolinho usando o indicador direito e o dedão. Gire o topo em sentido horário para fechar, como uma sacolinha.
Repita o processo mais ou menos 10 vezes até você fechar a última parte da massa, girando com o indicador e o dedão. Não deixe o recheio escapar da massa!
Depois de ter usado toda a massa, gire as pontas ainda mais, para reforçar o selo da massa dos bolinhos.
Coloque cada nikuman em um pedaço de papel manteiga (não use um para todos). Cubra-os com papel plástico e deixe de lado por 20 minutos.
Coloque água para ferver. Quando estiver fervendo, coloque os bolinhos e o papel manteiga no vapor, deixando 2 cm entre cada (eles vão crescer). Feche a tampa e deixe cozinhando em fogo alto por 10 minutos (10 para bolinhos pequenos, 13 para médios e 15 para grandes). Se você usa uma panela normal para cozinhar no vapor, amarre a tampa em um pano de cozinha para evitar condensação, e que gotas pinguem nos bolinhos.
Consumo imediato!