Essa é uma das sobremesas mais populares no Japão, servida principalmente na época do Natal!
⠀
Faça uma visita à Mikami e encontre todos os ingredientes.
Você vai precisar de:
⠀
-Para o bolo esponja:
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de leite integral
4 ovos grandes
120g de açúcar
120g de farinha de trigo
Manteiga extra
-Para a calda:
30ml de água (duas colheres de sopa)
38g de açúcar (três colheres de sopa)
Opcional: Cointreau
-Para o creme:
473ml de chantilly
38g de açúcar (três colheres de sopa)
-Para a decoração:
450g de morangos
10 blueberries
Folhas de menta
⠀
MODO DE PREPARO
Comece peneirando a farinha, duas vezes.
Coloque a forma de bolo sobre um papel manteiga, trace o contorno da forma e recorte. Besunte as laterais interiores da forma e o papel com manteiga, e encaixe-o na base da forma.
Aqueça o forno em 180ºC por até 20min.
Coloque até 3cm de água em uma panela e deixe um recipiente de vidro/metal sobre ela – certifique-se de que a base do recipiente não toque a superfície da água. Assim que ela ferver, abaixe o fogo. Coloque as três colheres de sopa de manteiga no recipiente e deixe-a derreter gentilmente. Não deixe a águe evaporar por completo, e acrescente mais se necessário.
Uma vez que a manteiga derreter, tire o recipiente de cima da panela. Adiciona duas colheres de sopa de leite integral e misture. Deixe de lado.
Agora para o bolo esponja!
Em outro recipiente, bata quatro ovos. Depois adicione os 120g de açúcar e continue mexendo.
Na mesma panela em que você colocou água para ferver a panela, acrescente mais 4cm e aqueça a mais ou menos 60º. Coloque a mistura de ovos e açúcar sobre a água e mexa constantemente, até ela chegar em 40ºC. Coloque-a na batedeira.
Bata em velocidade alta até a mistura ficar fofinha, por mais ou menos 2 minutos. A massa deve ficar soltinha, mas grossa.
Quando a mistura ficar pálida e triplicar de tamanho, diminua para a velocidade baixa por alguns segundos. Pare e levante a mistura: se ela cair de volta no recipiente dobrando sobre si mesma, está no ponto.
Acrescente metade da farinha. Misture na mão, rotacionando o recipiente devagar, enquanto usa o misturador.
Adicione o resto da farinha e misture com gentileza para garantir que toda a farinha é incorporada.
Use uma espátula para tirar um pouco da massa e acrescentá-la na mistura de manteiga e leite que havíamos deixado de lado. Misture bem. Isso incorpora a manteiga na massa antes para que a gordura na manteiga desinfle a massa.
Adicione essa mistura ao restante da massa com a ajuda da espátula. Misture. Levante a espátula, a massa deve cair dobrando sobre si mesma.
Despeje a massa no centro da forma de bolo. Aqui você precisa evitar que mais ar entre na massa. Use os restos da massa para tapar as laterais da forma, não o centro.
Com delicadeza, deixe a forma cair na bancada para liberar bolhas de ar dentro da massa.
Cozinhe no forno que você deixou aquecendo, em 180ºC de 20 a 25 minutos. Veja o ponto usando um palito de dente, espete-o no centro e se ele sair limpo, o bolso está pronto.
Assim que você tirar a forma do forno, deixe-a cair na bancada: o choque vai fazer o bolo parar de encolher. Tire-o da forma usando uma faca ou uma espátula nas laterais.
Coloque o bolo em uma grade de alumínio, de cabeça para baixo. O papel deve ficar para cima, e você deve remove-lo imediatamente. Use outra grade para virar o bolo outra vez.
Cubra o bolo com uma toalha úmida – uma toalha LEVE, não molhada, mas úmida o suficiente para ajudar a umedecer o bolo.
Agora a preparação!
Lave os morangos com papel toalha (evite água pois pode umedece-los demais e provocar mofo) e separe-os em dois grupos: metade deles será cortada verticalmente em dois pedaços de mesmo tamanho (esses ficarão por cima do bolo). A outra metade será cortada na horizontal, em vários pedacinhos – esses servirão de recheio.
Para a calda, em uma tigela pequena, misture 2 colheres de sopa de água, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de licor (opcional) e aqueça por 1min no microondas, para dissolver o açúcar.
Para o chantilly:
Coloque cubos de gelo e água em um recipiente largo. Sobre o gelo, coloque uma vasilha para misturar, e nela acrescente 473ml de chantilly e 3 colheres de sopa de açúcar para esfriar.
Uma vez resfriado, transfira a vasilha para a batedeira e bata em velocidade alta – o creme vai ficar grosso e sedoso. Quando você levantar o fuê, e o creme estiver líquido mas com forma enquanto cai, está pronto. Coloque a vasilha outra vez no gelo.
De volta ao bolo!
Corte o bolo ao meio, de forma horizontal, para que você fique com duas camadas de mesma grossura. Na parte de baixo, pincele a calda nas laterais e na superfície.
Pegue a vasilha com o chantilly e misture o creme apenas nas laterais. Isso permite controlar a dureza do creme. Quando sentir que ele ficou bem macio, transfira parte do chantilly para a metade inferior do bolo. Espalhe o creme sobre o bolo de forma uniforme – se faltar, misture mais um pouco na vasilha e acrescente.
Coloque os morangos sobre a cobertura de chantilly – será apenas um nível, não coloque pedaços uns em cima dos outros.
Repita a mistura do chantilly e adicione mais dele por cima da camada de morangos, apenas para cobri-los. Não coloque demais. Em seguida, cubra com a outra metade do bolo.
Use o restante do chantilly para cobrir a superfície do segundo bolo. Use a espátula para também cobrir as laterais do bolo. Remova o excesso, se houver.
Finalize com mais morangos e mirtilos, e boas festas!