macarrao-oriental-light-harussame-mikami-orientais

Macarrão oriental light (Harussame)

Há tempos ouvi falar de um macarrão japonês feito com feijão verde, o harussame. Além da aparência peculiar – bem fininho e transparente -, ele é low carb e excelente para o preparo de refeições  bem levinhas. Esta receita – uma espécie de salada de macarrão oriental – foi minha primeira experiência com o harussame e – não por acaso – é a cara do verão: fresca, colorida e com baixas calorias – afinal, nessa época do ano, o biquíni está sempre por perto assombrando a maioria das mortais, não é mesmo?

Em tempo, aviso que o harussame é facilmente encontrado em lojas de produtos orientais e tem um preço bastante acessível se comprado às massas funcionais /saudáveis/sem glúten que conheço. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar nele, vale a pena procurar e experimentar. Na foto abaixo, ao fundo, mostrei o pacotinho rosa em que o harussame costuma ser vendido para facilitar as coisas para quem tiver interesse em comprar.

Usei como inspiração para esta receita o popular macarrão de legumes (abobrinha, cenoura ou palmito cortados em fios) e também os sabores da cozinha japonesa, representados aqui, principalmente, no pepino e no gergelim. O fato de a massa ser feita com feijão realmente faz diferença em termos de saciedade: por obra e graça do baixo índice glicêmico, essa saladinha vegetariana sustenta, minha gente! Quem quiser pode, ainda, acrescentar lascas de atum cozido ao prato – além de combinar muito bem, vai render uma refeição ainda mais completa.

Macarrão oriental light (Harussame)

Rendimento: 3 porções    Tempo de preparo: 30 min

Ingredientes:

  • 50 g de macarrão japonês harussame (1 pacotinho)
  • Meio pepino japonês com casca cortado em tiras
  • Meia cenoura descascada cortada em tiras
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim tostado, óleo de girassol ou azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre branco (preferencialmente de arroz)
  • Gengibre fresco ralado a gosto
  • Gergelim a gosto (sugiro tostar na frigideira quente para “despertar” o sabor das sementes)
  • Coco Aminos ou molho shoyu a gosto para servir
  • Salsinha e cebolinha picadas

Preparo:

Deixe o macarrão de molho na água fria por cerca de 15 min. Enquanto espera, ponha a água para o cozimento da massa para ferver. Salgue a cenoura e, 10 minutos depois, o pepino. Aguarde mais uns 5 minutos e escorra a cenoura e o pepino (não lave) e reserve. Escorra bem o harussame e cozinhe-o na água por cerca de 2 minutos ou até ficar al dente. Escorra novamente, lave com água gelada para interromper o cozimento e misture-o delicadamente à cenoura e ao pepino. Em um pote pequeno, misture o gengibre ralado, o óleo, o vinagre, o sal e a pimenta e incorpore esse molho ao macarrão. Salpique com gergelim, salsa, cebolinha e regue com Coco Aminos ou shoyu.

Observações:

* Vale acrescentar pedaços de atum cozido ao final do preparo. Fica delicioso!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit