No momento, você está visualizando Macarrão oriental light (Harussame)
Macarrão oriental light (Harussame)

Macarrão oriental light (Harussame)

Macarrão oriental light (Harussame)

Há tempos ouvi falar de um macarrão japonês feito com feijão verde, o harussame. Além da aparência peculiar – bem fininho e transparente -, ele é low carb e excelente para o preparo de refeições  bem levinhas. Esta receita – uma espécie de salada de macarrão oriental – foi minha primeira experiência com o harussame e – não por acaso – é a cara do verão: fresca, colorida e com baixas calorias – afinal, nessa época do ano, o biquíni está sempre por perto assombrando a maioria das mortais, não é mesmo?

Em tempo, aviso que o harussame é facilmente encontrado em lojas de produtos orientais e tem um preço bastante acessível se comprado às massas funcionais /saudáveis/sem glúten que conheço. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar nele, vale a pena procurar e experimentar. Na foto abaixo, ao fundo, mostrei o pacotinho rosa em que o harussame costuma ser vendido para facilitar as coisas para quem tiver interesse em comprar.

Usei como inspiração para esta receita o popular macarrão de legumes (abobrinha, cenoura ou palmito cortados em fios) e também os sabores da cozinha japonesa, representados aqui, principalmente, no pepino e no gergelim. O fato de a massa ser feita com feijão realmente faz diferença em termos de saciedade: por obra e graça do baixo índice glicêmico, essa saladinha vegetariana sustenta, minha gente! Quem quiser pode, ainda, acrescentar lascas de atum cozido ao prato – além de combinar muito bem, vai render uma refeição ainda mais completa.

Macarrão oriental light (Harussame)

Rendimento: 3 porções    Tempo de preparo: 30 min

Ingredientes:

  • 50 g de macarrão japonês harussame (1 pacotinho)
  • Meio pepino japonês com casca cortado em tiras
  • Meia cenoura descascada cortada em tiras
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim tostado, óleo de girassol ou azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre branco (preferencialmente de arroz)
  • Gengibre fresco ralado a gosto
  • Gergelim a gosto (sugiro tostar na frigideira quente para “despertar” o sabor das sementes)
  • Coco Aminos ou molho shoyu a gosto para servir
  • Salsinha e cebolinha picadas

Preparo:

Deixe o macarrão de molho na água fria por cerca de 15 min. Enquanto espera, ponha a água para o cozimento da massa para ferver. Salgue a cenoura e, 10 minutos depois, o pepino. Aguarde mais uns 5 minutos e escorra a cenoura e o pepino (não lave) e reserve. Escorra bem o harussame e cozinhe-o na água por cerca de 2 minutos ou até ficar al dente. Escorra novamente, lave com água gelada para interromper o cozimento e misture-o delicadamente à cenoura e ao pepino. Em um pote pequeno, misture o gengibre ralado, o óleo, o vinagre, o sal e a pimenta e incorpore esse molho ao macarrão. Salpique com gergelim, salsa, cebolinha e regue com Coco Aminos ou shoyu.

Observações:

* Vale acrescentar pedaços de atum cozido ao final do preparo. Fica delicioso!