Kanten a base para a confecção de muitos doces japoneses | Mikami

Kanten, a base para a confecção de muitos doces japoneses
Okashi é o termo usado para doces no geral no Japão, já o wagashi é o termo designado aos doces da confeitaria tradicional japonesa, cuja essência se baseia no refinamento e na estética oriental. Há muitos séculos, esses doces vem fazendo parte da culinária japonesa.
De início, eram servidos apenas em banquetes da aristocracia japonesa, mas ao longo do tempo, o wagashi tornou-se mais acessível à maioria da população. Atualmente, esses doces vem encantando o mundo com sua aparência que inspira delicadeza e arte. Sem contar o sabor, tão diferente dos doces que ocidentais.
A base para a confecção de muitos doces japoneses é o Kanten (ágar-ágar em pó), extraído de várias espécies de algas marinhas. O kanten é utilizado na culinária japonesa há séculos, mas atualmente tem se tornado febre no mundo todo devido ao seu alto valor nutricional e inúmeros benefícios à saúde.
Uma das grandes vantagens do ágar-ágar é o seu alto poder gelificante, ou seja, capacidade de ganhar consistência gelatinosa mesmo sem ir para geladeira. É uma ótima alternativa para quem adere à dieta vegetariana ou para quem quer emagrecer devido à ausência de calorias e por dar sensação de saciedade.
Um doce tradicional japonês feito com kanten e muito popular, especialmente no verão é o Kohaku Yokan. Suas principais características é a transparência, a textura cristalizada, um aroma e sabor levemente caramelizado e uma cor âmbar, resultado do xarope de açúcar caramelizado em sua composição.
Esse doce genuinamente japonês, classificado como wagashi yokan, tem sua origem no Período Edo e é muitas vezes comparado a uma joia comestível. Se caracteriza por uma textura úmida por dentro e seca e crocante por fora devido ao açúcar. Sua doçura é extremamente suave e seu aroma estimula os sentidos.
Kohakukan, assim como todos os wagashi (confeitaria japonesa) são visualmente atrativos, ou seja, é daqueles doces que se comem primeiro com os olhos. Outro wagashi yokan, muito popular no Japão é o Nishiki Yokan, um outro tipo de doce que recria símbolos sazonais ou culturais que parecem pequenas obras de arte.
O Domyoji-kan é outro doce feito à base de kanten e Domyoji-ko, uma espécie de arroz granulado. O Yoshino kan é feito com kanten e amido de Kudzu, uma planta nativa do Japão. Kajitsu-kan é feito de kanten e frutas cristalizadas. Para adquirir uma boa textura, é importante utilizar kanten de boa qualidade.
O ágar-ágar em pó pode ser comprado em lojas de produtos orientais, grandes redes de supermercado e lojas de produtos naturais. Normalmente são vendidos em saquinhos, potes ou a granel. Como não tem sabor, pode ser adicionado em uma infinidade de receitas, tanto doces como salgadas.

Fonte: japaoemfoco.com

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit