Ingredientes asiáticos: wasabi
O wasabi, aquela pastinha verde servida junto com sushi e sashimi já é um velho conhecido dos amantes da culinária japonesa. Porém para alguns ele passa batido: tem fama de perigoso.
De cor verde brilhante e um sabor que lembra grama, o wasabi é muito picante e deve ser utilizado com cautela. Mas também tem suas vantagens. Ele faz muito bem à saúde por ser um alimento antibacteriano, estimula o apetite e ajuda na digestão. Um pouco de wasabi na comida vai não só realçar os sabores como ainda trazer benefícios para sua saúde. Legal, né?
O verdadeiro wasabi é muito difícil de ser cultivado e requer um clima específico para o seu desenvolvimento. Ele é uma planta de crescimento lento e que só se desenvolve nas regiões montanhosas do Japão.
Depois de transformado em pasta, deve consumido rapidamente, pois perde suas propriedades picantes e seu sabor em pouco tempo. Por isso, alguns restaurantes japoneses mais tradicionais levam um pedaço da raiz e o ralador à mesa, onde os clientes podem fazer sua própria pasta. Segundo a tradição, utiliza-se um ralador feito de pele seca de tubarão.
Mesmo que você seja um frequentador assíduo de restaurantes japoneses, é bem provável que você nunca tenha provado o autêntico Wasabi. Além de requerer um clima específico para crescer, o wasabi também tem uma validade muito curta. Por causa disso, ele precisa ser exportado sob refrigeração, o que dificulta e encarece a sua compra.
Para economizar, alguns restaurantes de culinária japonesa no Ocidente, utilizam uma mistura de Horseradish (uma raiz forte, da família dos rabanetes) mostarda em pó e corante verde. O resultado dessa mistura se aproxima bastante do sabor do autêntico wasabi.
ONDE ENCONTRAR
O wasabi pode ser encontrado na versão natural, em pó e em pasta. A versão natural, além de ser difícil de ser encontrada, é muito cara. Se você comprar o pó ou a pasta, esteja ciente que provavelmente não estará comprando o verdadeiro wasabi, pois essas versões, mesmo que indiquem conter wasabi, quando contém, é em pequena porcentagem. O wasabi em pó e em pasta podem ser encontrados nos supermercados asiáticos.
Fonte: www.daninoce.com.br